sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saúde e Trabalho Online

Saúde e Trabalho Online constitui-se num portal temático de referência especializada para a área de segurança e saúde no trabalho. É destinado a médicos do trabalho, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do trabalho, ergonomistas, higienistas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, peritos, advogados, profissionais da área de recursos humanos, cipistas, sindicalistas, trabalhadores em geral e, a todos aqueles que têm um compromisso sério de estudo e ação em torno dos temas da condição operária.

DICA DE FONTE DE INFORMAÇÃO

A herança maldita do agronegócio”, entrevista com Raquel Rigotto, professora e pesquisadora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Núcleo Tramas - Trabalho, Meio Ambiente e Saúde.

“O uso dos agrotóxicos não significa produção de alimentos, significa concentração de terra, contaminação do meio ambiente e do ser humano
 Acesse e assista a entrevista http://www.viomuno.com.br/

POR UM BRASIL ECOLÓGICO

Car@s Amig@s,

Em 17 de janeiro deste ano a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou a Resolução RDC 01/2011, que determinou o banimento do inseticida metamidofós do País. Na verdade, trata-se de um “banimento faseado”, que prevê a retirada programada do produto do mercado brasileiro: a comercialização só poderá acontecer até 31 de dezembro de 2011, e a utilização até 30 de junho de 2012. Para esta comercialização que ocorrerá até dezembro, as empresas só poderão produzir agrotóxicos com o ingrediente ativo metamidofós com base nos quantitativos históricos de comercialização de anos anteriores de cada empresa e com base nos estoques já existentes no país de matérias-primas, produtos técnicos e formulados.

A decisão da Anvisa pelo banimento do metamidofós foi resultado do processo de reavaliação toxicológica iniciado em 2008, conforme prevê o Decreto 4.074/02, que regulamenta a Lei dos Agrotóxicos (7.802/89).

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PESQUISE O SITE FAO E CONHEÇA OS CURSOS 2011

De acordo com a própria FAO, suas principais atividades são:
  • Desenvolver assistência para países subdesenvolvidos
  • Informação sobre nutrição, comida, agricultura, florestamento e pesca
  • Aconselhamento a governos
  • Servir como um fórum neutro para discutir e formular políticas nos principais assuntos relacionados a agricultura e alimentação

OS CERESTs de PE FORAM TREINADOS PARA OPERAR O Sinan-Net. Compromisso da GEAST-PE

Na área da SAÚDE DO TRABALHADOR a notificação compulsória dos agravos é regulada pela PORTARIA Nº 777/GM, de 28 de abril de 2004.
A notificação, através do Sinan-Net, é importante porque os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são evitáveis e passíveis de prevenção. Além disso, é possível identificar o motivo pelo qual os trabalhadores adoecem ou morrem, associando esses dados aos ramos de atividade econômica e aos processos de trabalho, para que possam ser feitas intervenções sobre suas causas e determinantes. Tais intervenções são feitas a partir da elaboração de estratégias de atuação na áreas de promoção e prevenção, controlando e enfrentando, de forma integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva relacionados com o trabalho.

Os acidentes e doenças, relacionados ao trabalho resultam em custos sociais elevados para trabalhadores, família, empresa, estado e sociedade. Tais eventos são, atualmente, subregistrados, e sua real magnitude não é bem conhecida.

SAUDE DO TRABALHADOR NA AGRICULTURA: ENCONTRO ACADÊMICO-maio 2011

SAUDE DO TRABALHADOR NA AGRICULTURA: ENCONTRO ACADÊMICO-maio 2011: "A Comissão Científica e Eventos do Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos de PE, está organizando um ENCONTRO acadêmico na Universidad..."

ENCONTRO ACADÊMICO-maio 2011

A Comissão Científica e Eventos do Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos de PE, está organizando um ENCONTRO acadêmico na Universidade Federal e Rural de Pernambuco. TEMA: APRESENTAR e DEBATER a PROBLEMATICA dos
            AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO para o MEIO ACADEMICO
Demais informações em breve publicaremos.