segunda-feira, 7 de março de 2011

Agrotóxicos: responsabilidade de todos- Adeilson Luna et al


AGROTÓXICOS: Responsabilidade de Todos” (Uma abordagem da questão dentro do paradigma do desenvolvimento sustentável)
Adeilson José de Luna1; Leonardo Teixeira de Sales2 e Ronaldo Faustino da Silva3

1FUNDACENTRO                  - Fundação Jorge D. Figueiredo de Seg. e Medicina do Trabalho
2SPRRA                  - Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária
3UFPE                                    - Universidade Federal de Pernambuco

E- Mail:                           adeluna@fundacentro-pe.gov.br
                                        lsales@elogica.com.br
                                        ronfaust@hotlink.com.br

RESUMO
O uso abusivo de agrotóxicos no processo produtivo da agricultura pernambucana, seu impacto para a saúde e o meio ambiente, tem natureza complexa e envolve aspectos biossociais, políticos, econômicos e sócio-ambientais. Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de ação integrada, onde os principais atores e instituições envolvidas, num trabalho de parceria, buscando uma melhor qualidade de vida, assumirão responsabilidades e desenvolverão esforços conjuntos para o desenvolvimento agropecuário com sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Agrotóxicos; responsabilidades; parceria.

6 comentários:

  1. A TESE citada-resumo acima, faz parte do acêrvo das pesquisas sobre saúde do trabalhador na agricultura de PE.
    LEIAM!
    Norma

    ResponderExcluir
  2. História do Dia Mundial da Água
    O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
    Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

    ResponderExcluir
  3. Na década da biodiversidade, o ano internacional das florestas
    Para iniciar a década, 2011 foi proclamado o Ano Internacional das Florestas. O que se coloca em discussão, neste primeiro ano, é o manejo sustentável de todos os tipos de florestas mundiais, como forma de conter a taxa – alarmante – de desmatamento e degradação. Números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) revelam que, de 2000 a 2010, a cada ano, globalmente, 13 milhões de hectares desses remanescentes foram convertidos para outros usos. O artigo é de Malu Nunes.
    > LEIA MAIS | Meio Ambiente | 21/03/2011

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ETR-Escola Técnica RegionalETR-Escola Técnica Regional
    Página do local

    Rua Gervásio Pires, 653
    Recife - PE, 50050-070
    (0xx)81 3366-3333

    ResponderExcluir
  6. REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL
    Quatro mil produtores rurais do Paraná seguem até Brasília para participar de uma mobilização pela reforma do Código Florestal, nesta terça-feira (05). O protesto, da Frente Parlamentar da Agropecuária e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, vai reunir entidades ligadas ao setor produtivo visando sensibilizar os parlamentares à aprovação da nova legislação ambiental.

    Os produtores apoiam o substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) aprovado pela Comissão Mista do Congresso Nacional na metade do ano passado, e pedem a votação urgente da matéria. Eles querem que o novo código seja sancionado até junho, quando expira um decreto que obriga a recomposição da reserva legal em todo o país.

    No Paraná, a mobilização dos produtores está sendo organizada pelo Sistema FAEP com o apoio dos sindicatos rurais de cada município. Cerca de 100 ônibus foram fretados para levar os produtores paranaenses à capital nacional.
    Redação BondeNews

    ResponderExcluir